Um caminho para ser feliz

Quantas vezes você disse: “Eu só quero ser feliz”? Parece que estamos todos em uma busca perpétua de felicidade.

A felicidade é uma construção inerentemente subjetiva. Diferenças culturais, experiências passadas e expectativas individuais desempenham um papel em nossas definições pessoais de felicidade. Os cientistas sociais tentam quantificar a felicidade há décadas. Embora não exista uma definição universalmente acordada, aqui está uma ideia que podemos considerar. A pesquisadora de felicidade Sonja Lyubomirsky propõe que a felicidade consiste em dois componentes principais: emoções positivas e satisfação com a vida. As pessoas que se descrevem como felizes experimentam emoções positivas, como amor, alegria e carinho, mais frequentemente do que emoções negativas. Além disso, as pessoas felizes sentem altos níveis de satisfação com a maneira como estão progredindo em direção a seus objetivos de vida.

Criando emoções positivas ao praticar exercícios

Não é realista esperar sentir emoções positivas o tempo todo. Afinal, experimentar emoções negativas de tempos em tempos faz parte do ser humano, e experimentamos uma gama completa de emoções à medida que nossas circunstâncias e situações mudam. No entanto, se olharmos para as emoções negativas através das lentes do contentamento, elas podem servir a um propósito. Podemos usar as informações que coletamos de emoções negativas para tomar decisões sobre nossos comportamentos e relacionamentos de saúde e estabelecer metas pessoais realistas. Embora as emoções negativas possam ser úteis, é importante não lhes dar muito espaço em nossa mente. Pensar nas emoções negativas pode inundar seu corpo com hormônios do estresse que podem levar a consequências de saúde e comportamentais, como insônia, depressão, pressão alta, consumo excessivo e abuso de álcool.

Em algum lugar entre evitar emoções negativas e refletir sobre elas, está a resiliência, que é a capacidade de se adaptar e lidar. E não apenas quando a vida nos dá um problema, mas também com os estressores do dia-a-dia. O exercício é um hábito saudável que pode nos ajudar a fazer isso. O exercício reduz os hormônios do estresse no corpo e, ao mesmo tempo, melhora o humor. O Dr. Jeremy Sibold, professor do departamento de Reabilitação e Ciências do Movimento da Universidade de Vermont, descobriu que apenas 20 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada realizados pela manhã podem ter um impacto imediato no humor. Além disso, Sibold descobriu que os efeitos do exercício para aumentar o humor podem durar até 12 horas. Portanto, o seu treino matinal não só o ajudará a começar o seu dia de folga, como também poderá ajudar a aliviar o estresse se e quando você encontrar situações difíceis ao longo do dia.

Aqui estão mais algumas boas notícias: Parece que qualquer tipo de atividade física pode melhorar a felicidade. Pesquisadores da Universidade de Michigan agregaram dados de mais de 23 estudos publicados em mais de três décadas. Os participantes foram diversos em termos de idade, etnia e status socioeconômico. Os pesquisadores descobriram que o exercício estava constantemente ligado à felicidade. Isso era verdade para os caminhantes e corredores, e para aqueles que praticavam exercícios de mente-corpo, como o yoga. Aqueles que atendiam às diretrizes de atividade física de acumular pelo menos 30 minutos de atividade física na maioria dos dias da semana tinham 30% mais chances de relatarem sentir-se felizes do que aqueles que não atendiam às diretrizes, mas os pesquisadores observaram um aumento na pontuação de felicidade entre os indivíduos que malharam um pouco: uma ou duas vezes por semana.

O exercício é apenas uma peça do quebra-cabeça

Embora o exercício pareça ter um papel fundamental na felicidade, lembre-se de que essa é apenas uma peça do quebra-cabeça. Pessoas que se identificam como felizes frequentemente relatam ter relacionamentos mais saudáveis com a família e amigos e níveis mais altos de bem-estar espiritual (Harris Poll, 2017). Portanto, em sua busca pela felicidade, lembre-se de nutrir seus relacionamentos e dedicar um pouco de tempo a cada dia para contemplação e meditação. E, claro, continue se exercitando.

Referências

Harris Poll (2017). Harris Poll Survey of American Happiness.

Jennifer Turpin Stanfield, M.A., ACSM EP-C, é professora do Departamento de Saúde e Desempenho Humano da Central State University em Wilberforce, Ohio.

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